Pimenta emagrece e reduz o colesterol. Fruto reúne uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope e vitaminas.
Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. Por duas semanas, um grupo de ratinhos recebeu, todos os dias, uma pequena dose de extrato de pimenta dedo-de-moça, a mais consumida no país. No fim do período, sangue foi coletado e comparado com o de ratinhos que não receberam a pimenta. O resultado impressionou os pesquisadores:“Nós tivemos uma redução bastante significativa, em torno de 45%, do colesterol total desses animais. Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que há um risco menor do desenvolvimento de doença arterial coronariana ou arterosclerose”, diz a nutricionista da PUC-RS Márcia Keller Alves.Em outras palavras: menor risco de enfartes. O que reduziu quase pela metade a gordura do sangue nos ratinhos foi a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido. “É esse princípio ativo que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Então, quanto mais picante mais capsiacina. E quanto mais capsiacina mais benefícios com o consumo da pimenta”, esclarece Márcia Keller Alves.A capsaicina atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. É ainda um aliado para quem quer entrar em forma: “É uma substância estimulante do metabolismo".
Gentem, esses vidros de pimenta euzinha que conservei. Ganhei essas lindas pimentinhas da minha amiga Lu (do Quintal DaLu, claro!) e mandei brasa. Ao pesquisar sobre os benefícios da pimenta, já decidi: COMEREI O POTE TODOOOOOOOOOO! Principalmente pela parte do emagrecimento rsrsrsrs... Beijos, bom dia!
0 comentários:
Postar um comentário